domingo, julho 25, 2010

Rotina, presença real e amor!

(Pausa pré texto)Tipos que sei que a foto tem nada a ver com o texto... Mas ela não é linda? Rsrs (despausa)

---

Nunca fui uma pessoa muito organizada. Admito. Embora adore organização... E quando pego pra organizar, sei fazer muito bem. Mas manter a organização é uma coisa difícil pra mim. Acho que a maternidade me forçou a trabalhar esse meu lado organizada melhor. Mesmo assim, ainda estou longe do ideal.

Não tenho o hábito de assistir Super Nanny. Mas ontem me peguei assistindo o final de um episódio e como fiquei curiosa (viva a web), terminei de assistir hoje o resto que perdi.

Esses dias a Sophia não andava muito bem. Além da minha desorganização (não falo só de limpeza de casa, falo de organização de tempo também) natural, ainda tive que me dividir em mil pra preparar a festinha dela, a chegada da minha sogra e do meu sogro, férias, e além de tudo ela ficou doente, enfim... A nossa vida ficou uma bagunça e saímos completamente da rotina. E o que já não era muito organizado, vixi maria...

No que isso resultou? Uma mudança de comportamento absurda da Sophia. Rebeldia, me batia, gritava, fazia muita birra... Nossa, eu já estava arrasada, me sentindo a pior mãe. Porque não estava dando a atenção que sempre dou.... Enfim. Logo que passou o aniversário dela... Tirei umas férias de coisas a fazer (preparei tudo... decoração etc...) e voltei à rotina dela e dei mais atenção. Aí, adivinha? Voltou a ser meu anjinho de sempre. Claro que com sapequices, mas tudo natural da idade dela... A Paz voltou a reinar no lar.

Por que falei de tudo isso? Porque assistindo super nanny, me deu vontade de falar sobre organização e sobre a atenção que devemos dar aos filhos. Se você for ver, quase todos, se não for em todos (não assisti todos rs), os programas, a Super Nanny faz os pais dedicarem mais tempo aos filhos e estabelecer uma rotina, não só da criança, mas da casa.

A Sophia até que tem uma rotina legal. Mas a MINHA ROTINA, é uma bagunça. E aí resulta em cansaço, que atrapalha na qualidade de tempo que tenho com ela e com o Ric.

Deus do céu... Como é importante estarmos com a criança de corpo e ALMA. Participar das brincadeiras e não só responder "é, aham, sim... não..." e continuar olhando a tv (ou twittando no blackberry - meu caso - hihihi) e nem ouvir de verdade a brincadeira dela. As vezes nem prestamos atenção e as crianças estão nos passando dicas importantíssimas do que estão sentindo e acabamos deixando passar reto. E aí se sentem rejeitadas... E aí começa toda a rebeldia...

E a rotina? A organização do local e do tempo. Criança PRECISA de rotina. Criança precisa que alguém fale o que ela tem que fazer no dia... Senão desanda... E ela fica perdida... E aí desanda tudo de novo...

Enfim. Fica a dica. PRa você e pra mim. Vou me policiar pra manter minha organização em dia pra que a Sophia não saia mais da linha... E estar presente não só de corpo, mas de mente, coração, alma... Ela merece! A gente ama tanto esses pequenos, né? Qualidade de vida é o mínimo que devemos dar a eles! Nossa obrigação! As crianças merecem!

Bora lá?

8 comentários:

Poly disse...

ahh adorei esse post!! a importancia da atencao dos pais as suas criancas eh essencial para futuros relacionamentos (amizade, trabalho, namoro etc) Uma dica para qdo a gente perde o controle da rotina ou da nossa organizacao eh CONVERSAR; dar razoes e explicacoes de pq a rotina mudou um pouco, mas logo volta ao normal. Pode ser que a birra aparece do mesmo jeito, mas aos poucos ela vai saber identificar que a desantencao eh temporaria e logo logo tudo vai voltar a normal! Funciona!
beijo smiga

Modena disse...

Muito interessante você citar a questão da rotina, porque crianças, adolescentes, adultos, idosos precisam de rotina e de organização no cotidiano.
Só nao entendi a parte que você diz que a sua filha ficou agressiva, te batendo, fazendo birras, só porque vc estva meio atarefada.
Porque parafrasenado s psicóloga Suzana Herculano Houzel como a neurociência já constatou diversas vezes violência gera violência.
Um abraço!!

Nanda disse...

"Modena"
A agresssividade foi por falta de atenção da minha parte. E já que você gosta dos conhecimentos da psicologia, deveria saber que a agressividade é apenas um manifesto por parte da criança pela frustracao que esta sendo gerada pela mudanca da rotina dela.
A agressividade na crianca nao significa necessariamente que ela vive em um ambiente agressivo ou convive com pessoas agressivas.
beijos

Modena disse...

"Nanda"
Você não entendeu o meu questionamento. Eu disse que parafraseando a neurocientista Suzana Herculano Houzel que a neurociência já constatou que violência gera violência??? Entendeu??
De acordo com alguns psicólogos uma criança extremamente dependente poderá ficar muito frustrada e agressiva por causa de uma breve ausência da mãe, o que pode representar para uma outra criança, mais independente, uma carência suportável. Isso é óbvio!!!
A reação de cada um vai depender muito da personalidade da pessoa, embora a educação que seu filho recebe dentro de casa e até mesmo na escola, possa ser uma das causas desses comportamentos atípicos.
Um abraço!!

Anônimo disse...

Querida colega Nanda, também sou mãe e preocupo-me muito em dedicar tempo e atenção aos meus filhos.
Mas, ao mesmo tempo, preocupo-me mais em ensiná-los a lidar com as frustrações, mesmo sendo pequenos.
Não quero criar filhos mimados que conseguem tudo o que querem de forma fácil. Mostro à eles que a vida não é nem um pouco fácil, que preciso trabalhar, e muito, e não é por isto que eles devem sentir-se no direito de tornarem-se agressivos ou muito menos fazendo birras.
Penso que não quero formar adultos alienados pensando: eu quero, eu brigo e eu consigo, jamais, porque a vida não é assim.
Trabalho 12 horas por dia e, nunca meus filhos demonstraram alteração no comportamento por conta disto.

Nanda disse...

ANônimo
Você está certíssima! Eu tbém trabalho e o tempo que fico com ela, gosto de estar com ela de corpo e alma.
O que eu quis dizer que a Sophia mudou o comportamento dela quando estive mais ocupada preparando a festinha dela. A ROTINA dela mudou. A mamãe deu menos atenção do que de costume e seu comportamento mudou.
Não quis dizer que ficar longe, trabalhando, vai deixar a criança frustrada. Mas a presença real na verdade significa ESTAR COM ELA não só de corpo, mas de alma e com a atenção focada na criança. Pq ela estava comigo quando eu estava preparando as coisas, mas eu não estava com ela. E a rotina dela mudou, pq as coisas que eu faço com ela, meu marido e minha sogra passaram a fazer nesse período e ela sentiu falta.
Mas eu tbém trabalho e fico longe boa parte do dia. Em casa de manhã faço almoço e arrumo a casa e ela não se sente frustrada pq faz parte da rotina dela. É isso.
Espero que tenha entendido.

ana cléia disse...

Tudo que sempre quiz escrever! Verdade pura... mais tudo passa! Faça como eu, aproveito as horas q Ryan está dormindo p ficar no computador, ele tb é super agressivo comigo, faço com ele o q minha mãe fez comigo qdo criança e agradeço a ela! E que me desculpe a psicologia! Bjs amore! Continuo por aqui sempre lendo tá!

Poly disse...

discordo que a agressão gera agressão. Pra mim a agressividade em uma criança é uma forma (também) de linguagem; de se expressar o que se passa dentro do seu interior. E para uma criança, seja ela bebe ou ate mesmo da idade da Sophia, existem inumeros sentimentos que ela ainda nao sabe identificar ou nao entende o que significa. A agressividade aparece como forma de expressão pelo fato de não entender a mudança repentina em sua rotina saudavel, diária.
Atenção a crianca eh mto importante, so nao se pode deixar que seu filho toma controle do seu dia-a-dia, dite seus horários ou qdo cumprir seus afazeres.
Post bom esse! Gerou discussão com troca de idéias!Mas nao podemos esquecer que nao existe um manual para ser mãe. Cada uma dá o melhor de si, para criar futuro bons cidadaos!
bjos