quarta-feira, setembro 29, 2010

Tratamento da obesidade infantil

Essas são as dicas dadas pela Endocrino Pediatra Dra. Debora Anny. Estou colocando aqui, porque pode ser útil à outros pais!

Orientações aos Pais

1) O número de crianças e adolescentes com peso acima do ideal tem aumentado.

2) O excesso de gordura corporal traz consequências desfavoráveis para a saúde.

3) O tratamento da obesidade na infância é muito difícil e por isso exige empenho, dedicação e compreensão de toda a família (inclusive irmaos, avós, etc).

4) Incentivar hábitos saudáveis tem melhores resultados do que proibir opções menos saudáveis.

5) Não fale mal da obesidade, fale bem da vida saudável!

6) As refeições devem, preferencialmente, serem feitas em família, como evento salutar, sem pressa e sem assistir televisão.

7) Evite usar os alimentos como recompensa u compensação.

8) As sobremesas não são prêmios. Evite induzir uma valorização dos docs sobre os demais alimentos.

9) Comente sempre sobre as vantagens que traz para a saúde o hábito de consumir frutas, legumes, verduras e beber muita água.

10) Enfatize a necessidade de fazer pelo menos 4 refeições por dia, sem pular nenhuma, principalmente o café da manhã. Para não ficar com muita fome entre as refeições, é recomendável fazer pequenos lanches com alimentos saudáveis, entre as principais refeições.

11) Limite a alimentação em lanchonetes (fast-foods, pizzarias, etc.) a, no máximo, uma vez por semana.

12) Limite o tempo de inatividade física gasto assistindo televisão, jogando video-games ou usando o computador com fins recreativos para, no máximo, 2 horas por dia.

13) Evite levar seu filho ao super mercado, as tentações são muitas.

14) Faça da atividade física um hábito na vida da criança (no mínimo 3 vezes por semana) e um momento de diversão (não uma obrigação), e que todos da família possam estar juntos e participar. O envolvimento da família com atividades físicas é fator de estímulo.

15) Lembre-se que os jovens tendem a seguir o comportamento dos adultos. Portanto, toda a família deve se envolver com as práticas saudáveis.

16) Não deixe de fazer o acompanhamento médico e/ou nutricional regularmente, mesmo que ainda não tenha atingido o objetivo. A falta do acompanhamento nos dá a falsa sensação de que está tudo bem ou que já sabemos tudo o que tem que ser feito ou tudo o que o médico vai falar.

17) Não desista! Com persistência e paciência, chegaremos lá!

Nenhum comentário: