sexta-feira, outubro 29, 2010

Apresentações e mais apresentações. Um saco pra você? Não pra mim.


Estamos próximos do fim do ano e as apresentações de natal estão pipocando nas escolas... Com isso me vem à mente um assunto que muito me incomoda.

Muitos pais realmente não tem idéia da importância deles nas apresentações de escola. Muitos reclamam do dinheiro gasto (no meu caso, 35 de fantasia, 20 do local), do tempo gasto, do cansaço...

As vezes estamos apertados financeiramente, mas damos sempre um jeitinho não roubamos, nem matamos de investir nesse dia. Quanto ao tempo... Vejo pais dizendo "demora muito tempo?". Quanto vale o tempo que você se dedica ao seu filho? Qual a qualidade do tempo que você tem com seu filho? Você se dedica por dever ou por amor?

Vou contar uma coisa da minha vida pra vocês. Eu tinha 5 ou 6 anos, estudava no Marista. Dia das mães. Lá eu sofri um pouco de bullying (do pré à 3ª série), era isolada... Então vivia triste quando estava na escola... Com tanta coisa negativa, o dia das mães, que eu tava admirada do tanto que ia ser lindo, eu estava triste achando que minha mãe não ia... dorgas, até parece, né?!

No ensaio eu já sabia o quanto a apresentação seria linda! Cantamos Aquarela, do Toquinho, e na hora da "gaivota voar no céu", soltamos as bexigas com gás hélio... E era muito aluno, então muita bexiga... Imagina que lindo! Ao final da apresentação, pegaríamos uma rosa e entregaríamos às mães.

Então acabou, todas as crianças pegaram as rosas e eu fiquei parada, ainda pensando que minha mãe não ia. Minha mãe se levantou e foi lá me pegar e pegar a rosa dela... Nossa gente... Eu choro até hoje quando me lembro da sensação que tive quando vi minha mãe lá (to lacrimejando)...

Pode rir. Pode achar bobeira, mas pra mim foi muito importante... Ter minha mãe lá foi mais importante do que todos os balões no céu!

E é me lembrando do tamanho da importância dessas apresentações na minha vida que eu me dedico à minha Sophia.

Pra nós, essas apresentações são grandes eventos! Nos preparamos, criamos expectativas... Talvez isso até faça a Sophia se empolgar e dançar de verdade (apesar de que claro, ela tem hora que não quer.. .Tipo festa junina, dançou só metade depois queria brincar hahaha)!

E olha que lá na escola dela, até 3 anos, os pais se apresentam junto com os filhos, pra evitar choro. rsrs... Pagamos o mico com o maior amor do mundo!!!

Devo acrescentar que as vezes a criança não gosta de se apresentar. Aí cabe aos pais respeitar e não pressionar a participação. Caso a criança chore durante a apresentação, não devemos forçar. Caso antes ela diga: não quero. Não vá. Mas a escolha é delas... Alguns pais que conheço fazem assim:

"Você quer mesmo participar? Não, né? É chato, né?" Com aquela vontade de a criança dizer NÃO. Aí a criança não vai querer MESMO porque sabe que os pais é que não querem e não vai querer desapontá-los! Mas vai ficar triste.

Mas no caso da criança gostar, e querer ter esse momento, é imprescindível a presença real e em amor dos pais. Isso contribui imensamente para a auto-estima dos filhos!!!

Em uma matéria do site Crescer, li algo muito legal e vou colar aqui para reflexão:

"Não há nada mais triste do que ver o rostinho de um pequeno à procura da mãe ou do pai na platéia, sem encontrá-los. Torcida não ganha jogo, todo mundo sabe disso, mas para a auto-estima infantil é primordial que os filhos possam contar com aplausos de gente que realmente gosta deles".

Reflitam. Coloquem seus filhos em primeiro lugar em suas vidas.

beijos

2 comentários:

Anônimo disse...

ai que legal que vc escreveu sobre isso me fez chorar também na parte da sua mae...
Enfim desde as primeiras apresentaçoes da Duda minha filha eu amava e torcia muito por ela...eu e o Rick meu marido sempre que um não podia pelo trabalho o outro comparecia...e se ainda nenhum pudesse o meu sogro ia para nos representar.
Eu acho que é muito importante mesmo pra nos e principalmente para esse povo miudo...eu amo ver a minha gata lá e perdemos uma ou 2 apresentaçoes...mas sempre que da levamos outros parentes e amigos pra prestigia-la...a ultima apresentação dela foi na igreja cantou sozinha o salmo na frente de umas 100 pessoas ....chorei e o Rick também....ela pra variar...se saiu muito bem!!!Adorei esse seu texto e azar dos pais que perdem esses momentos maravilhosos dos filhos....bjussssss

Fabi Coltri Galli disse...

Amei!

Minha Sofia começou na escola em agosto.
Em outubro tivemos a 1° apresentação do Ballet.

COISA MAIS LINDA DESSE MUNDO.

Eu vou com o maior amor do mundo.
Ela é meu mundo, meu tudo.
Dure o tempo q durar.
Estou ali pra apoiar e prestigiar minha filha.
Dedico todo o meu tempo á ela.

Eu convoco TODOS da família qdo tem apresentação dela.
Vamos em bando..

hahahahaha

Adorei o blog.

Bjo grande